Mais Paulo Freire

O projeto consiste em um aulão de exercícios que envolva algumas disciplinas e ajude na interpretação das questões do vestibular. A mediação é feita pelo professor de português.

Fórum Contemporâneo

Mensalmente, o Ensino Médio participa de um aulão que envolve de 2 a 3 disciplinas e trata sobre algum assunto de atualidade que pode cair no vestibular. Em 2019, os professores de química, biologia e geografia se juntaram para falar sobre a tragédia de Brumadinho.

Com o Pé no Ensino Médio

Neste projeto, o 9º ano participa de aulões interdisciplinares para conhecer um pouco mais da dinâmica do Ensino Médio, tornando a transição de um segmento para o outro mais tranquila.

Conteúdo em Cena

A atividade bimestral do Fundamental 2 consiste na exibição de um filme (longa ou curta metragem) no contra turno. Os professores conduzem debates sobre a temática, que deve estar relacionada a um ou mais conteúdos. Tudo isso regado a muita pipoca e guaraná natural!

Literatura e Outras Artes

O projeto do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, desenvolvido pela equipe de português e literatura escolhe, anualmente, um tema a ser pesquisado e trabalhado em forma de arte, culminando em uma grande apresentação que envolve dança, jogral, poesia e teatro. É um grande show com apresentações dos alunos.

Feira de Cultura

Da Educação Infantil ao Fundamental I, O objetivo é estimular entre os alunos o prazer pela pesquisa, valorizando elementos culturais do Brasil e do mundo. A partir de um tema central, cada turma prepara uma exposição ou apresentação relacionada ao conteúdo estudado. Os projetos são apresentados e discutidos com os visitantes.

Semana das Profissões

A partir de uma pesquisa feita pela coordenação do Ensino Médio, profissionais associados às universidades vão à escola conversar com os alunos sobre as opções de carreiras e tirar dúvidas sobre rotinas profissionais.

Universidades por Um Dia

Durante o ano, os alunos do Ensino Médio são apresentados as universidades do Rio de Janeiro. Eles conhecem a estrutura de espaços como o da ESPM, PUC, UFF, IBMEC e UFRJ.

Simulados ENEM

Pensando em apoiar os vestibulandos durante os estudos, o Colégio Paulo Freire fechou uma parceria com a Evolucional, plataforma que oferece simulados idênticos ao Enem. A partir dos resultados de cada aluno, a página pontua o que pode ser melhorado nos estudos de acordo com a opção de carreira de cada um e auxilia na preparação para um excelente desempenho no vestibular.

Educação Financeira

No Ensino Fundamental, o projeto de Educação Financeira trabalha conteúdos que reforçam no aluno a consciência sobre o valor das coisas, como funciona um processo de compra, como lidar com o consumismo e a relação entre consumo e sustentabilidade. As crianças entendem sobre a importância de poupar e pesquisar preços, criando, desde cedo, uma relação saudável com o dinheiro.

Culinária

O Projeto Culinária é voltado para as turmas do Maternal 1 ao 5º ano do Fundamental, sempre acompanhando os conteúdos trabalhados em sala de aula. Uma turma do Jardim 1 pode, por exemplo, produzir uma sopa de feijão, após trabalhar a história da Dona Baratinha. Já os alunos do 3º ano do Fundamental podem participar de uma oficina de sanduíches saudáveis acompanhando o tema “Partes dos Vegetais”, do conteúdo de Ciências. Todas as atividades de Culinária são contextualizadas e, na medida do possível, planejadas, oferecendo receitas saudáveis. A Culinária estimula a criança a colocar a mão na massa e descobrir os segredos da boa alimentação.

Caixa do Livro

O projeto é dirigido aos alunos do Jardim 1 ao 5º ano. Ler é o melhor exercício para abrir a mente da criança e apresentar a ela um mundo repleto de histórias, fantasias, realidades e situações corriqueiras. Cada turma tem um baú com livros selecionados pelas professoras e coordenadoras, de autores nacionais e internacionais, de acordo com a faixa etária. A quantidade de livros da Caixa acompanha exatamente o número de alunos da turma e a leitura acontece em casa, em um esquema de ciranda. Cada aluno passa uma semana com o livro escolhido, e a leitura pode ser feita com a família, no caso dos pequenos, ou individualmente, no caso dos maiores.

Sabor e Saúde – Horta, Pomar e Culinária

A educação alimentar é o primeiro passo para uma vida mais saudável e com sabores que vão sendo descobertos a cada dia. As crianças do Maternal 1 ao Jardim 3, frequentam a Horta acompanhando todas as etapas do processo de desenvolvimento de diversos tipos de vegetais. Exclusivamente nas turmas do Maternal 1 e 2, esse trabalho é acompanhado por uma Nutricionista que elabora atividades com as crianças utilizando as hortaliças. Neste projeto, os alunos participam da escolha e do plantio das sementes. Na horta, eles plantam, acompanham o desenvolvimento, colhem, degustam na escola ou levam para casa, com as informações nutricionais e até mesmo receitas.

Extracurriculares

Conte sua história,